Título: |
PROGRAMAÇÃO DINÂMICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE ATIVOS FERROVIÃRIOS
|
Instituição: |
PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
|
Autor(es): |
THALES CAMPOS ANDRADE
|
Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador
|
Data da catalogação: |
15 11:10:20.000000/05/2023 |
Tipo: |
TESE
|
Idioma(s): |
PORTUGUÊS - BRASIL |
Referência [pt]: |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=62539@1 |
Referência [en]: |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=62539@2 |
Referência DOI: |
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62539
|
Resumo:
|
A gestão de ativos é uma abordagem crucial para o desempenho das
organizações uma vez que buscam alinhar aspectos técnicos de engenharia
com conceitos financeiros para otimizar o ciclo de vida de uma máquina. O
Problema de Substituição de Equipamentos é uma das questões tratadas dentro
dos estudos de gestão de ativos que visa decidir a melhor opção entre manter
ou substituir o equipamento em um determinado intervalo de tempo. Uma
das metodologias que vêm sendo utilizadas na literatura para solucionar este
problema é a Programação Dinâmica, que se baseia em encontrar soluções
parciais em uma série de estágios do problema até alcançar a ótima global.
Este trabalho teve como objetivo determinar uma curva de substituição para
um conjunto de locomotivas de uma empresa do setor ferroviário, considerando
um limite de idade para poderem circular e seus históricos de receitas e
custos ao longo dos anos. Os resultados alcançados permitiram que a empresa
conhecesse a melhor forma de otimizar seu capital, levando em consideração
os impactos financeiros caso opte por antecipar ou postergar o momento ótimo
para substituição dos ativos.
|
|
|